O que e chargeback?

Chargeback é o cancelamento de uma venda feita com cartão de débito ou crédito que pode ocorrer em virtude do não reconhecimento da compra pelo titular do cartão ou ainda pelo fato de a transação não obedecer às regulamentações previstas nos contratos, termos, aditivos e manuais editados pelas administradoras de cartões.


Como funciona o processo?

Quando a Unbox receber a notificação da solicitação do chargeback pelo lado do cliente final, vamos entrar em contato com você lojista comunicando.

O ideal é que logo após receber a nossa notificação, você lojista entre em contato com seu cliente para falar sobre o cancelamento desta venda. O intuito dessa etapa é esclarecer se realmente é um compra desconhecida ou se foi um engano por parte do cliente (em alguns casos, o cliente pode comprar e depois não lembrar ou não reconhecer o nome do estabelecimento na fatura do cartão e cancelar por engano).

01. Cliente reconhece a compra:

Caso o cliente tenha se enganado, você lojista deve orientá-lo a entrar em contato com a operadora do cartão e retirar o pedido de cancelamento (chargeback) fazendo isso, evitará transtornos para o lojista, como solicitação de disputa entre a financeira e o lojista, além de perder pontuação no score, devido ao chargeback.

2. Cliente não reconhece a compra:

Caso o cliente realmente não reconheça a compra e o pedido já tenha sido entregue, o lojista deverá nos enviar no prazo máximo de 5 dias úteis a documentação abaixo para que o valor não seja debitado:

a) Comprovante de Venda;

b) Nota Fiscal de Venda;

c) Nota de Entrega ou Serviço;

d) Conversas registradas referente à venda em questão;

Todas essa documentação deverá estar em um documento único, nomeado com o "ID da Transação" e seguindo as orientações abaixo:

  • Arquivo multi-páginas (um único arquivo com mais páginas);

  • Largura máxima = 21.59 cm

  • Altura máxima = 27.59 cm

  • O tamanho total do arquivo não deve ultrapassar 7MB

  • Para documentos em PDF não exceder 10 páginas

  • Para documentos TIFF ou JPEG pode-se exceder 10 páginas, desde que não ultrapasse o limite de 7MB.

  • Lembrando que você consegue filtrar essas transações via Dashboard.


Realização da Disputa:


01. A Unbox enviará para a instituição financeira um email contendo a documentação;

02. No prazo de 7 dias (corridos) a financeira encaminhará a documentação ao adquirente/emissor e aguardará o resultado do processo, que pode ocorrer dentro do prazo de 120 dias (corridos);

03. Caso o lojista perca a disputa, o saldo da transação será descontado do valor a receber de outras vendas, uma vez que o valor da venda em questão já foi creditada pela UnboxPay.

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